| |

Dr. Edimilson Migowski

Dr. Edimilson Migowski

Médico Infectologista e presidente do Instituto Vital Brazil (Com colaboração de Thaís Marini)

Dezembro Amarelo

Dr. Edimilson Migowski - 
Médico Infectologista e presidente do Instituto Vital Brazil -

A estação mais querida dos cariocas se aproxima e é sempre importante reforçar o uso dos filtros solares.

Não somente na exposição intencional , que é ir à praia, fazer um passeio ao ar livre, como na não intencional, que compreende ir ao trabalho, deslocamentos na rua para resolução de tarefas, etc.

Segundo Monica Azulay, Mestre e Doutora em Dermatologia pela UFRJ, É extremamente importante que o filtro solar a ser utilizado, seja de amplo espectro.

Ou seja, que contemple proteção aos raios UVA e UVB.

Raios UVA e UVB

Os UVBs chegam à terra, no período ente 10 e 15 horas. Seu pico máximo acontece ao meio dia. Essa radiação está mais relacionada às queimaduras solares, à vermelhidão da pele após exposição solar sem fotoproteção e o mais importante, ao câncer de pele. Já os UVAs, predominam durante todo o dia.

Desde o nascer até o pôr do sol. Estão mais relacionados ao envelhecimento da pele, ao bronzeamento, mas também ao câncer de pele, embora em percentual menor que os raios UVBs.

FPS e PPD

O FPS que vem descrito nas embalagens dos protetores solares, se refere apenas à fotoproteção aos raios UVBs. Quando se utiliza um filtro solar com FPS 30, significa que se determinado indivíduo fica vermelho com 5 minutos de exposição solar sem proteção, ao utilizar este filtro, ele levará 150 minutos para isto acontecer.

Se um filtro só tiver a descrição FPS, este estará apenas protegendo o indivíduo dos raios UVBs. O parâmetro que avalia a proteção UVA e vem descrito no filtro solar é o PPD.

Portanto, fique atendo ao comprar o seu protetor solar!

Fique bem, cuide-se bem!

Pin It

Comments fornecido por CComment

NO FACEBOOK