| |

Dr. Jose Liporage

Dr. Jose Liporage

Gerente de Pesquisa Clínica da Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico / Farmanguinhos / FIOCRUZ

As Transformações nas Farmácias Comunitárias

José Liporage - Gerente de Pesquisa Clínica da Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico / Farmanguinhos / FIOCRUZ .

Hoje, os profissionais farmacêuticos, professores, empresários e estudantes de farmácia conseguem acompanhar as transformações da profissão farmacêutica, neste caso, especificamente estamos falando da farmácia comercial e para aonde esta está caminhando? Como será o futuro?

As mudanças na farmácia comercial, também chamada de farmácia comunitária, já começaram o seu processo de se reinventar com as mudanças das legislações, necessidades da sociedade, momento da saúde pública e os próprios mercados nacional e internacionais.

A profissão secular farmacêutica volta adquirir status junto a sociedade brasileira e chama atenção de profissionais farmacêuticos de outros países. Na minha Percepção a nova onda de transformação começa com a Constituição de 1988, O Sistema Único de Saúde, Criação do Sistema ANVISA, Política Nacional de Medicamentos, I Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica, Política de Medicamentos Genéricos, Farmácia como Estabelecimento de Saúde, Prescrição Farmacêutica, QUALIFAR, o fortalecimento e união das instituições farmacêutica e ó próprio programa de acesso aos medicamentos como a Farmácia Popular. A primeira pesquisa de confiança nas profissões brasileiras coloca os profissionais farmacêuticos como a quinta profissão de maior confiança da sociedade e a primeira profissão da saúde em confiança.

A profissão farmacêutica é perfeita? Não! Precisamos de grandes mudanças salariais e trabalhistas. Pois, os salários dos profissionais farmacêuticos, em sua grande maioria, não são compatíveis com a responsabilidade que esse profissional tem que ter e responder junto à sociedade. Além de uma carga horária que não permite a sua atualização em meio das gigantescas transformações das legislações, das tecnologias e do mercado que está em processo na profissão farmacêutica.

O que temos que fazer para não perder o rumo na profissão farmacêutica? No mínimo acompanhar as transformações e estar preparado para as mesmas.

Pin It

Comments fornecido por CComment

NO FACEBOOK