| |

Dr. Jose Liporage

Dr. Jose Liporage

Gerente de Pesquisa Clínica da Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico / Farmanguinhos / FIOCRUZ

A responsabilidade dos profissionais farmacêuticos na segurança nacional

José Liporage - Gerente de Pesquisa Clínica da Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico / Farmanguinhos / FIOCRUZ.

A responsabilidade dos profissionais farmacêuticos na segurança nacional: Garantir o acesso aos medicamentos, insumos farmacêuticos e serviços.

A LEI Nº 7.170, DE 14 DE DEZEMBRO DE 1983 que define os crimes contra a segurança nacional, a ordem política e social, estabelece seu processo e julgamento e dá outras providências em suas Disposições Gerais em seu artigo primeiro nesta Lei prevê os crimes que lesam ou expõem a perigo de lesão, no parágrafo um, a integridade territorial e a soberania nacional. Então o que aconteceria com o acesso aos medicamentos e insumos farmacêuticos se ocorressem calamidades públicas internacionais ou nacional tanto por causas de confrontos humanos e/ ou de epidemias. Essas situações não colocam em risco a nossa integridade territorial e a soberania nacional? Em minha opinião eu diria com certeza absoluta que sim.

Os profissionais farmacêuticos civis e militares de todos os seus âmbitos de atuações precisam pensar nessas questões tão importantes para o país como também para a nossa profissão farmacêutica. Será que estamos falando apenas das grandes indústrias de insumos farmacêuticos e dos medicamentos ou estamos falando de todas as áreas de atuações da profissão farmacêutica como por exemplo, as farmácias magistrais e hospitalares que já teriam papeis fundamentais nesse tema tão importante para toda a sociedade brasileira e quem sabe mundial.

Os insumos farmacêuticos, medicamentos e serviços realizados pelos profissionais farmacêuticos tem papeis de destaque e fundamentais para o acesso aos medicamentos e no controle de doenças provocados naturalmente ou não. Por isso, temos que pensar preventivamente nesse tema relevante.

O papel das entidades farmacêuticas em debater o tema não só em produção. Mas, também, pensando em ensino, serviços de referências, gestão, pesquisa e inovação. Criando eventos com esse tema e despertando o interesse dos acadêmicos e dos docentes.

Pin It

Comments fornecido por CComment

NO FACEBOOK