| |

Dr. Ricardo Bordinhão recebe prêmio por contribuição à classe farmacêutica

Dr. Ricardo Bordinhão recebeu o prêmio Prof. Levy Gomes em excelência farmacêutica e no mesmo dia foi nomeado para a Vice-presidência da AFAERJ.

Ter sua trajetória reconhecida e homenageada publicamente é mesmo um privilégio. Esse é o caso do farmacêutico, Ricardo Bordinhão. Ele recebeu o prêmio Professor Levy Gomes Ferreira, oferecido pela Associação dos Farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro (AFAERJ), em 26 de outubro de 2017.

A cerimônia, que entregou o III Prêmio Reconhecimento em Excelência Profissional e Contribuição à Classe Farmacêutica Professor Levy Gomes Ferreira, ocorreu Na Casa dos Açores, no Rio de Janeiro, e reconheceu, ao todo, 23 profissionais que se destacaram no setor nesse último ano.

A AFAERJ foi fundada pelo atual presidente do CRF-RJ, Marcus Athila, e é presidida pela farmacêutica, Talita Barbosa Gomes. “Nós criamos o prêmio com o objetivo de homenagear os profissionais que se destacaram nos seus segmentos nas mais diversas áreas de atuação. O nome do prêmio homenageia o Professor Levy por ter sido um grande farmacêutico, professor, pesquisador. Ele formou excelente profissionais. Sua contribuição é memorável”, ressalta Talita.

“Ricardo Bordinhão foi escolhido pela relevância de sua trajetória e por ser um profissional que faz a diferença, que se destaca na sua área de atuação. Por isso nós o estamos homenageando nessa categoria”, afirma Talita, que complementa: “É um reconhecimento àqueles que contribuíram para conquistas relevantes para a sociedade e valorização da profissão farmacêutica”. 

Dr. Ricardo Bordinhão recebeu o prêmio Prof. Levy Gomes em excelência farmacêutica e no mesmo dia foi nomeado para a Vice-presidência da AFAERJ (Associação dos Farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro).

A importância desse prêmio é que ele é um reconhecimento natural e espontâneo das personalidades que atuam no segmento farmacêutico, e não há nenhum tipo de motivação comercial ou política na honraria. Por isso, Ricardo Bordinhão agradeceu a homenagem. “Ressalto a importância do profissional farmacêutico na sociedade e a colaboração que o Portal Farmacêutico Virtual ( www.farmaceuticovirtual.com.br ) contribui divulgando conhecimento de extrema relevância para profissionais e a sociedade a mais de 16 anos. É uma grande honra receber esse prêmio e ter conhecido pessoalmente o professor Levy Gomes Ferreira que dá nome ao prêmio”, ressalta ele.

 “Enquanto Associação, nós agradecemos a eles e esperamos que esses colegas continuem a desenvolver seu trabalho e continuem dando sua parcela de contribuição para nossa profissão, que foi, por muito tempo, esquecida, mas que hoje a estamos resgatando e reconhecendo o farmacêutico como um importante profissional de saúde para a sociedade”, comenta Talita.

Quem foi Levy Gomes Ferreira 

O prêmio da AFAERJ leva o nome do professor Levy Gomes Ferreira, falecido em 2016. A homenagem se deve por conta de sua relevância no cenário farmacêutico local. Para se ter uma ideia, ele foi presidente de honra da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF).

Formou-se como Farmacêutico-Bioquímico em 1950. No ano seguinte cursou o doutorado e, posteriormente, foi nominado professor auxiliar. Lecionou na Universidade Federal do Rio de Janeiro por 43 anos. Também, montou e chefiou a farmácia do Hospital Universitário. Criou, na Faculdade de Farmácia, a Farmácia Universitária. Trabalhou por 19 anos como farmacêutico do Hospital dos Servidores do Estado. Atuou ainda no Hospital da Santa Casa de Misericórdia como consultor farmacêutico. Após aposentadoria, foi professor por cinco anos na Faculdade de Farmácia da Universidade Gama Filho.

Guardião das relíquias do Museu da Farmácia Antônio Lago, Ferreira foi o criador de um projeto itinerante que leva o conhecimento farmacêutico até o povo, despertando a vocação pela profissão.

O farmacêutico trabalhou até o último dia de sua vida, tendo desenvolvido estudos premiados, que comprovaram a ineficácia de medicamentos, e foram responsáveis retirá-los do mercado. Um dos focos do professor era a cosmetologia, já que apreciava desenvolver seus próprios cosméticos, como creme para as mãos e para o rosto e loções hidratantes, entre outros focos de atuação que fizeram de sua trajetória algo memorável.   

Mídia    

E por falar na mídia, o Portal Farmacêutico Virtual, por seu perfil inovador, tem sido fonte de informação consistente para diversos veículos de imprensa nacionais, como Rede Bandeirantes de Televisão, Jornal do Rio – Band, Programa Fique Bem – Band, Portal 2A+ Farma ( www.doisamais.com.br ),  Jornal O Globo e EXTRA, entre outros.

Inovação

O inusitado faz o dia a dia do Portal Farmacêutico Virtual, trazendo vídeos de extrema importância para os profissionais, atraindo milhares de seguidores.
Evidenciando sua função de social, o Portal Farmacêutico Virtual tem inovado, constantemente, com o lançamento de campanhas de conscientização da população com suas matérias, vídeos e notícias.

(13/12/2017)

Fonte: AFAERJ

Pin It

Comments fornecido por CComment

NO FACEBOOK